Contratos e Políticas

Conheça nossos termos e políticas de uso

Política Antispam

A Saphir em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, manifesta publicamente seu compromisso anti spam.

A Saphir se compromete em adotar medidas para impedir ou dificultar ao máximo a prática de spam por seus clientes, e também atua em três frentes com medidas educativas e ou informativas, tecnológicas, e repreensivas.

Declara o CONTRATANTE ter conhecimento de que em caso de ordem judicial, a CONTRATADA fornecerá à(s) autoridade(s) solicitante(s) os dados, independentemente de prévia cientificação ao CONTRATANTE.

Realizado através de posts no blog com conteúdos altamente relevantes que visam a orientação e conscientização de seus clientes e do público em geral, e através dos termos definidos abaixo.

O que é spam?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

O que são spam zombies?

Spam zombies são computadores de usuários finais que foram comprometidos por códigos maliciosos em geral, como worms, bots, vírus e cavalos de tróia. Estes códigos maliciosos, uma vez instalados, permitem que spammers utilizem a máquina para o envio de spam, sem o conhecimento do usuário. Enquanto utilizam máquinas comprometidas para executar suas atividades, dificultam a identificação da origem do spam e dos autores também. Os spam zombies são muito explorados pelos spammers, por proporcionar o anonimato que tanto os protege.

O spam pode afetar os usuários do serviço de correio eletrônico de diversas formas. Alguns exemplos a seguir mostram como a produtividade, a segurança, entre outros, podem ser ameaçadas.

Não recebimento de e-mails: boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de spams recebidos seja grande, ele corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas. Se isto ocorrer, passará a não receber e-mails e, até que possa liberar espaço em sua caixa postal, todas as mensagens recebidas serão devolvidas ao remetente. Outro problema é quando o usuário deixa de receber e-mails nos casos em que regras anti-spam ineficientes são utilizadas, por exemplo, classificando como spam mensagens legítimas.

Desperdício desnecessário de tempo: para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.

Aumento de custos: independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe.

Perda de produtividade: para quem usa o e-mail como ferramenta de trabalho, o recebimento de spams aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem apagadas por engano ou lidas com atraso.

Conteúdo impróprio ou ofensivo: como a maior parte dos spams é enviada para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bem provável que o usuário receba mensagens com conteúdo que julgue impróprio ou ofensivo.

Prejuízos financeiros causados por fraude: o spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros. Esse tipo de spam é conhecido como phishing/scam. O usuário pode sofrer grandes prejuízos financeiros, caso forneça as informações ou execute as instruções solicitadas nesse tipo de mensagem fraudulenta.

Quando a mensagem for enviada através de nossos servidores de SMTP, podendo vir a prejudicar a performance do servidor, causando lentidão na entrega de todas as mensagens que estão sendo processadas neste servidor;

Quando a mensagem for enviada por outro servidor de SMTP, que não o da Saphir, mas informando um endereço de e-mail de retorno de nosso servidor, o que fará com que todas as mensagens de retorno, inclusive um grande número de mensagens de erro, sejam devolvidas ao nosso servidor, também causando um alto processamento do mesmo, e prejudicando a utilização do servidor;

Quando a mensagem for enviada através de outro servidor de SMTP, que não o da Saphir e quando o endereço eletrônico de retorno não for um e-mail de nosso servidor, mas que na mensagem enviada seja constatada qualquer tipo de referência ao site hospedado em nossos servidores, seja essa referência através da própria indicação do site, ou por intermédios de links disponibilizados na mensagem.

As entregas de e-mail através da rede da Saphir seguem os requisitos técnicos abaixo

  • Os servidores de e-mail da Saphir podem rejeitar conexões de endereços IPs que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912, em relação às configurações de DNS-reverso.
  • Os servidores de e-mail da Saphir não aceitarão conexões de sistemas configurados com IPs dinâmicos.
  • Os servidores da Saphir poderão rejeitar conexões de servidores que apresentem mais que 8% de erro na lista de destinatários.
  • A Saphir poderá rejeitar mensagens quando o endereço IP de origem da conexão não for considerado válido de acordo com sua entrada SPF, para domínios que publicam seu registro SPF.
  • A Saphir analisa o fluxo de mensagens e poderá rejeitar conexões de servidores que possuam um comportamento suspeito de SPAM.
  • A Saphir publica o seu registro de SPF e recomenda que todos façam o mesmo.
  • Reclamações de usuários da Saphir poderão ser usadas como base para recusar acesso ao sistema de correio eletrônico.
  • Os servidores de e-mail da Saphir seguem também as seguintes recomendações: RFC 974, RFC 4408, RFC 2821, RFC 2822 e RFC 4871.

Implementamos bloqueios no volume de mensagens enviadas como segue:

  • Número máximo de destinatários por mensagem: 70 destinatários por mensagem;
  • Tamanho máximo de anexo: 30MB por mensagem;
  • 150 e-mails por hora POR DOMÍNIO;
  • Limite de destinatários por hora: 1100 destinatários por hora.

Qualquer domínio que for localizado realizando prática de spam ou de envio de e-mail marketing através dos serviços da Saphir e que não seja para base própria ou for classificado como fonte de envio de e-mails não solicitados, terá seu contrato imediatamente cancelado e o serviço suspenso.

Qualquer domínio e/ou aplicação que for flagrado utilizando os serviços da Saphir para obter processamento para a mineração de criptomoedas, terá seus serviços suspensos imediatamente e independentemente de aviso prévio.

A Saphir se reserva o direito de alterar a política, com aviso prévio através da Central do Cliente, sempre levando em consideração a necessidade de seus clientes e a qualidade dos serviços.

Política de Hospedagem

Declara o CONTRATANTE ter conhecimento de que em caso de ordem judicial, a CONTRATADA fornecerá à(s) autoridade(s) solicitante(s) os dados, independentemente de prévia cientificação ao CONTRATANTE.

Os dados de login e senha das contas hospedadas em nossos servidores somente são fornecidos através de e-mail, e para os e-mails que constam no cadastro do cliente. Sob nenhuma hipótese os dados de login e senha, ou demais dados de cadastro, serão fornecidos por nossa Equipe por telefone e/ou a terceiros. Por isso, deve-se manter o seu cadastro sempre atualizado, para evitar qualquer tipo de transtorno.

O CONTRATANTE é responsável pela segurança e uso de seu domínio. A sua senha para acesso às suas configurações será tratada de forma privada e confidencial e assim aconselhamos a não dividi-la com terceiros e sendo de responsabilidade do CONTRATANTE qualquer mau uso acaretado pelo mesmo ou por terceiros que venham a ter acesso a conta.

Caso seu cadastro contiver inconsistências ou estiver desatualizado, entre em contato através da Central do Cliente com os seus dados de acesso.

Para garantia e autenticidade no atendimento que não for realizado via e-mail, poderá ser solicitado ao CONTRATANTE a confirmação de diversos dados para a checagem na base cadastral a fim de mitigar qualquer possível falsidade e ou/fraude. Assim, também poderá ser implementado mecanismos de controles automatizados como Senha de Atendimento ou Código PIN.

A Saphir se reserva ao direito de não permitir em seus servidores a hospedagem de conteúdo impróprio e/ou adulto relacionado à pornografia não autorizada, pedofilia ou imagens não autorizadas. Verificada a ocorrência de hospedagem de arquivos com esta caracteristica, o CONTRATANTE responsável pelo plano de hospedagem será notificado, e os arquivos precisarão ser removidos da conta o quanto antes.

Para que possamos manter a qualidade de nossos serviços, garantindo que a performance dos servidores não serão afetadas, apenas arquivos e mídia que sejam PRODUZIDOS pelo próprio dono do site serão permitidos. Demais arquivos de mídia, com direitos autorais livres ou registrados, não serão permitidos.

Não será aceito conteúdo de cunho racista, neonazista, antissemita, sexista ou qualquer outro que venha a atentar contra a integridade moral de terceiros ou grupos da sociedade. A proibição inclui sites relacionados a crackers, hackers e Pirataria de Softwares (distribuição de cracker e seriais de softwares). Fica proibido a comercialização ou distribuição gratuita e pública de endereços de e-mails de redirecionamento.

Acordos de Nível de Serviço (SLA)

A Saphir compreende a importância do nosso papel no suporte aos processos de negócios de uma organização. Assim, tratamos o serviço que fornecemos como um componente crítico do sucesso de cada um de nossos clientes.

SLA’s de atendimento e resolução:

 

Impacto

Urgência

Alto

Médio

Baixo

Serviço parado

Crítico

Alto

Médio

Lentidão no serviço

Alto

Médio

Baixo

Parcialmente parado

Médio

Baixo

Serviço planejado

Sem impacto

Baixo

Serviço planejado

Serviço planejado

  • Serviço parado: Define que o serviço/servidor do cliente está parado e, portanto, não consegue prosseguir com as funcionalidades básicas de seu sistema/produção;
  • Lentidão no serviço: Define que o serviço/ servidor está parcialmente parado ou com dificuldade de acesso/execução de tarefas. Este impacto deve ser definido quando não há uma paralização total do serviço/ servidor, porém causa lentidão nos acessos/ processos de produção;
  • Serviço parcialmente parado: Define que o serviço/servidor está com acesso limitado a uma quantidade de usuários, onde há apenas alguns usuários/ setores afetados, porém não determina que toda a operação está paralisada;
  • Sem impacto: Define que não existe impacto para o sistema/ produção, portanto não há qualquer paralização ou limitação de acesso nos serviços/servidores.
  • Crítico: Determina que o incidente deve ser resolvido de forma imediata e abertura de crise;
  • Alto: Determina que deverá ser realizada a resolução do incidente de forma priorizada;
  • Médio: Determina que o incidente afeta o serviço de forma parcial e precisa de atenção em sua resolução;
  • Baixo: Determina que o incidente não afeta de forma total ou que o serviço afetado não terá impacto ao sistema;
  • Serviço planejado: novas solicitações de implementações, atualizações no ambiente, alterações de arquitetura que compreendem o objeto escopo da solicitação.

Uma vez determinada a criticidade, o incidente seguirá os seus SLA’s de atendimento e resolução, de acordo com a tabela abaixo:   

Criticidade do chamado

SLA atendimento

SLA resolução

Crítico

Até 30 min.

Até 04 horas

Alto

Até 30 min.

Até 12 horas

Médio

Até 30 min.

Até 24 horas

Baixo

Até 30 min.

Até 120 horas

Serviço Planejado

Até 30 min.

Até 7 dias

* Referente as SLA’s de nível de aplicação são de inteira e exclusiva responsabilidade do CONTRATANTE.

  • A SAPHIR obriga-se a manter os produtos estabelecidos no contrato de cada produto disponível para uso, de acordo com as especificações mencionadas no contrato;
  • A SAPHIR concederá descontos em caso de interrupção, observado o SLA, desde que a interrupção seja maior que a prevista na SLA, de acordo com a seguinte fórmula:

Onde:
    Vd = Valor do Desconto
    n = Quantidade períodos inteiros de 30 minutos que o produto ficou indisponível
    Vm = Valor mensal do produto (ou valor consumido no último mês em casos que a cobrança seja variável)
    1440 = Total de períodos de 30 minutos no período mensal

  • Para fins de cálculo da quantidade de períodos inteiros de 30 (trinta) minutos, considerar-se-á, como período inteiro de 30 (trinta) minutos, o período de interrupção que seja igual ou superior a 15 (quinze) minutos, ainda que não atinja um período inteiro de 30 (trinta) minutos, exceto no caso do primeiro período de 30 (trinta) minutos de interrupção;
  • Não serão concedidos descontos na ocorrência de quaisquer dos seguintes:
  1. Quando a conta do cliente não está em boa posição financeira com a Saphir, definida como tendo um saldo de conta ativo devido em atraso;
  2. Operações inadequadas, falhas ou mau funcionamento de equipamento/redes que não sejam de responsabilidade ou de controle direto da SAPHIR ou seus prepostos;
  3. Circunstâncias além do controle razoável da Saphir, incluindo, sem limitação, atos de qualquer órgão governamental, guerra, insurreição, sabotagem, terrorismo, embargo, incêndio, inundação, greve ou outros distúrbios trabalhistas, interrupção ou atraso no transporte, indisponibilidade ou interrupção ou atraso em serviços de telecomunicações ou de terceiros;
  4. Falha na infra-estrutura, equipamentos ou rede interna da CONTRATANTE;
  5. Falha em qualquer equipamento fornecido pelo cliente;
  6. Falha de equipamento da SAPHIR ocasionada pela CONTRATANTE, desde que comprovado;
  7. Realização de testes, ajustes e manutenções necessárias, desde que notificados com pelo menos 24 (vinte e quatro) horas de antecedência ou em menor tempo por solicitação formal do CONTRANTE, ou também por qualquer necessidade emergencial devido a manter a qualidade e integridade dos serviços;
  8. Problemas de serviço de nome de domínio (DNS) relacionados a provedores de DNS de terceiros;
  9. O cliente não consegue denunciar uma interrupção de serviço e abrir um ticket relatando a ocorrência;
  10. Os atos ou omissões dos clientes, incluindo, sem limitação, negligência, falta intencional ou uso dos serviços da Saphir em violação de qualquer contrato de serviço aplicável entre o Cliente e Saphir, incluindo, entre outros, os Termos e Condições de Uso da Saphir e de seus produtos, pelo Cliente, seus funcionários, agentes ou outros autorizados pelo Cliente;
  11. Caso fortuito ou força maior.

A CONTRATANTE declara-se ciente de que o produto de Cloud Computing ora contratado está sujeito a inconstâncias decorrentes dos meios de acesso ao mesmo (acesso à Internet), sendo possível que haja indisponibilidade do mesmo. A SAPHIR  fica isenta de responsabilidade sobre prejuízos advindos dessa indisponibilidade.
Para a aplicação dos descontos, o cliente deverá realizar a abertura de ticket para o setor Financeiro informando o número do ticket de origem do setor de Suporte para aplicação do desconto. O desconto será aplicado em forma de crédito para desconto em sua próxima fatura a vencer.

Política de Privacidade

A Política de Privacidade da Saphir foi elaborada a fim de reiterar nosso compromisso com a privacidade e a segurança das informações que coletamos de nossos clientes e usuários.

A presente política compreende o tratamento que a Saphir dá as informações capazes de identificar os usuários, sejam as coletadas diretamente em nosso site, sejam as reunidas em sua base de dados eletrônica por outros meios de coleta, por exemplo consultas ao serviço de atendimento ao cliente ou cadastro para recebimento de Promoções/Newsletter. Farão parte da nossa lista de newsletter apenas e-mails de utilizadores que se inscrevereme para este serviço de forma voluntária e autorizada.

O e-mail fornecido pelos usuários será utilizado para a newsletter oferecida pela Saphir, que enviará informações sobre produtos e serviços, mensagens publicitárias, promoções, dicas, divulgação de parceiros e clientes que possam agregar algum valor ou interesse aos nossos assinantes.

Os comunicados, newsletters, avisos de ofertas e mensagens publicitárias enviadas por e-mail trarão, necessariamente, opção de cancelamento do envio deste tipo de mensagem por parte da Saphir. Sendo que está solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para sua execução.

A Saphir não retém nem utiliza de nenhuma forma e sob nenhuma circunstância, os e-mails registrados para qualquer outro fim que não o envio destas mensagens, de acordo com as opções escolhidas por cada usuário cadastradas em nossa base de dados.

Precisa de ajuda? Converse conosco ou ligue
+55 49 3025.1900